03/10/2017 às 11:34:00
› Outubro Rosa: o melhor remédio é aderir ao exame preventivo

A Administração Municipal de Boraceia através da Diretoria de Saúde aderiu mais uma vez ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama.

A ideia é promover várias atividades alertando às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a diretora de Saúde de Boraceia, Maria Helena Scipioni, o público alvo da Campanha Outubro Rosa, que segue até o dia 31, são as mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo, o Papanicolau; e de 50 a 69 anos para mamografia.

Durante todo o mês de outubro Diretoria Municipal de Saúde (DMS), vai reforçar os trabalhos de prevenção e controle da doença.

Outubro Rosa

A razão do Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio.

Criado nos Estados Unidos, em 1997, a campanha se disseminou pelo mundo. Monumentos como a Torre de Pisa (Itália), Arco do Triunfo (França), Casa Branca (EUA) e Cristo Redentor (Brasil) já receberam a iluminação que representa o engajamento social pela saúde.