14/08/2017 às 17:00:00
› Saúde Municipal inicia campanha de vacinação contra raiva para caes e gatos

A adesão da população às campanhas de vacinação contra raiva tem mantido o município de Boraceia livre da raiva em humanos e em cães e gatos. Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A Prefeitura de Boraceia iniciou nesta semana a campanha de vacinação gratuita contra a raiva em cães e gatos do município. A imunização será na área urbana acontecerá em diversos pontos. Já na área rural, o proprietário do animal deverá entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município para receber orientações.

Para receber a vacina é necessário que o animal tenha no mínimo três meses completos e esteja com a carteira de vacinação. A orientação é que os cães sejam levados presos à coleira e, se necessário, com focinheira, e que gatos estejam na caixa de transporte.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que compromete o sistema nervoso central. É transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado. É importante que os animais sejam imunizados, pois não há tratamento para a doença.

Cronograma de vacinação

Terça-feira (15 de agosto) –A vacinação será realizada no Jardim Paraíso, na Quadra de Esporte – horário 8h às 11h e das 13h às 15h.

Quarta-feira (16 de agosto) - a vacina será realizada na Vila Lorenzetti, Vila Virginia e Jardim Morada do Sol, em frente ao Senai - horário 8h às 11h e das 13h às 15h.

Quinta-feira (17 de agosto) a vacina será realizada na Vila Matilde, na Praça Vergílio Zago – horário 8h às 11h e das 13h às 15h.

Sexta-feira (18 de agosto) - a vacina será realizada no centro da cidade, na Praça da Matriz, horário 8h às 11h e das 13h às 15h.