17/03/2017
› Diretoria de Saúde realiza nova edição do Programa Saúde na Escola

Com o tema “Prevenção da Obesidade” Boraceia mobilizou os pais para um problema real e que precisa ser combatido que é a obesidade na idade infantil. A ação acontece através do Programa Saúde na Escola.

A nutricionista Marina Palaro Massucato realizou esta semana uma palestra para os pais das crianças matriculadas nas escolas da cidade e que se encontram acima do peso. Um trabalho realizado  nas escolas, apontou resultados que mostraram que 9 % dos alunos com idade entre 7 e 10 anos, se encontram acima do peso.

A reunião foi realizada no período noturno com o objetivo de atingir o maior número de pais convidados. Na conversa a nutricionista abordou o comportamento que os pais precisam adotar para reverter esse quadro. “A reeducação alimentar precisa ser adotada, alimentos nutritivos e menos calóricos devem ser incluídos nas refeições dessas crianças diariamente além do incentivo a prática de exercícios físicos diários”, afirma Marina.

Com a iniciativa, os profissionais do programa podem desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde, como: pesar e medir os alunos; calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC); promover palestras com alunos e professores; e fornecer orientações nutricionais aos familiares dos estudantes.

A segunda edição do Programa Saúde na Escola (PSE) é a continuidade do trabalho realizado na EMEF de Boracéia, que teve por objetivo contribuir para o fortalecimento de ações que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Já que a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. Foram realizados Teste de Acuidade Visual e Avaliação Antropométrica para identificação de agravos que necessitam de intervenção especializada.

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), Política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.